Internacionalização do Cordel

Revista "Literatur und Kritik" ( do alemão, “Literatura e Crítica” ). Edição de Julho de 2012

A revista acadêmica “Literatur und Kritik” ( do alemão, “Literatura e Crítica” ) (ISSN 0024-466-X) está preparando pela primeira vez um dossiê sobre literatura brasileira contemporânea. A revista, que foi fundada em 1966 e tem sede em Salzburgo, na Áustria, é dirigida a um público acadêmico amplo, não estritamente brasileiro, que detém pouco conhecimento acerca da cultura brasileira.

Dirigida pelo prestigioso intelectual Karl-Markus Gauß desde 1991, já foram publicados textos de autores como Elias Canetti, romancista e ensaísta de nacionalidade búlgara e britânica que escrevia em alemão e recebeu o Nobel de Literatura de 1981. Ainda foram publicados textos de Robert Menasse, Ingeborg Bachmann, Italo Calvino e Czesław Miłosz.

O objetivo é da edição é criar uma breve antologia, em alemão, de autores brasileiros de diversos gêneros literários como romance, conto, poesia, ensaio, e também literatura de cordel, que ainda não tenham sido traduzidos para a língua alemã, e acompanhar essa antologia com um breve ensaio introdutório, assinado pelo Professor Doutor Enrique Rodrigues-Moura do Departamento de Letras da Universidade de Bamberg, na Alemanha.

O cordel “Telefone celular. Ô bichim pra incomodar”, de autoria de Davi Teixeira e Meca Moreno, foi escolhido para estar presente no dossiê traduzido para o alemão, mostrando mais uma vez a qualidade do trabalho produzido pelos artistas pernambucanos e enfatizando a importância da internacionalização da cultura popular brasileira.

O dossiê deverá estar pronto para o fim do mês de abril de 2013, mais tardar para o começo de maio de 2013.

Abaixo segue um trecho do cordel “Telefone celular. Ô bichim pra incomodar”.

(…)

Espero que você goste
Do tema que eu vou falar
Ele é muito conhecido
E também bem popular
Só quem tinha era o rico
E o pobre só de olhar

Mas agora tá empestado
Você vê de mão em mão
Chegou nas grandes cidades
Já tem até no sertão
Matuto em cima de jegue
Fazendo uma ligação

(…)

Eu digo que ele é útil
Para o mal ou para o bem
Nele você vê a missa
Com o padre dizendo amém
Você pode tá no taxi
Ou viajando de trem

Pra saidinha de banco
Ele já foi bem usado
Um lá dentro, outro fora
Pra roubar o aposentado
Alguém liga dando ordem
Roubando o pobre coitado

(…)

 

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.