Mamulengos: a arte que dá vida ao inanimado

mamulengo lampião

Mamulengo. Cangaceiro Lampião. Mestre: Davi Teixeira

Típico do nordeste brasileiro, o mamulengo é um tipo de fantoche utilizado geralmente para apresentações teatrais onde os artistas ficam escondidos manipulando os bonecos mamulengos e dando voz a cada um deles e assim, trazendo vida a estes personagens inanimados da cultura regional nordestina.

Suas apresentações eram realizadas em praça pública em geral com temática religiosa. Hoje outros temas estão presentes na criatividades dos artistas que, como na literatura de cordel, tratam de temas da atualidade. As apresentações divertem não apenas as crianças, mas transportam os adultos para um momento de diversão incomum no cotidiano moderno.

A origem mais aceita do nome mamulengo é que seria uma forma de se referir ao termo “mão molenga”, que se refere aos gestos que o artista faz com os bonecos em suas apresentações.

mamulengo_maria

Mamulengo. Cangaceira. Mestre: Davi Teixeira

Nos bastidores do evento teatral ainda temos os mestre mamulengueiro, que não necessariamente se apresenta em shows, mas é o responsável pela criação de cada mamulengo, cada um com características únicas. Em pernambuco, estado brasileiro conhecido nacional e internacionalmente pela riqueza cultural, sobretudo pelo trabalho realizado com mamulengos no estado, temos diversos mestres mamulengueiros. Entre eles o mestre Davi Teixeira e mestre Zé Lopes, de quem Davi se orgulha de ter sido discípulo.

Davi foi convidado para o I Festival de Marionetes e Mamulengos de Glória do Goitá em 2011 e já ministrou cursos para confecção de mamulengos e produziu sob encomenda diversos mamulengos. Ele detém uma técnica própria com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente utilizando material reciclado para criação de cada peça. Esta técnica inovadora é sempre destaque em apresentações culturais das quais participa.

TV Mamulengo

Além dos bonecos mamulengos Davi Teixeira também criou a TV Mamulengo, peça criada através as antigas TVs de tubo que abre espaço para as pessoas incorporarem um pouco da cultura. A TV Mamulengo faz parte do ambiente de restaurantes regionais em Recife, como é o caso do Bistrô & Boteco, anexo ao Centro de Artesanato de Pernambuco, na praça do marco zero do Recife. A TV Mamulengo também ganhou uma versão online, experimente clicando aqui.

Hoje os mamulengos não apenas são utilizados em apresentações também são peças de decoração de espaços temáticos ou quando se quer dar um toque da cultura pernambucana em um ambiente mais formal e moderno.

No estado de Pernambuco ainda temos o Espaço Tiridá – Museu do Mamulengo, que preserva o acervo histórico desta arte e faz apresentações aos visitantes. Lá está preservada a memória dos mestres através de um acervo de mais de mil e quinhentas peças (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mamulengo).

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.