Poeta popular e artesão, Davi Teixeira tem várias obras literárias em cordel, diversos poemas, bonecos, xilogravuras e também já escreveu letras de músicas. Diante de toda a sua produção cultural podemos observar a forte influência do nordestino que luta pela sobrevivência, o vaqueiro e outros temas que trazem a tona o nordeste e como um bom nordestino, este artista é um grande fã da vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Davi já produziu diversas obras inspiradas em Luiz Gonzaga. O cordel “Luiz Gonzaga: o filho de Januário” fala um pouco da vida e trajetória de Luiz. Leia um trecho do cordel a seguir.
[ … ]Foi na fazenda Caiçara
Que tudo lá começou
Januário sanfoneiro
E também consertador
De oito baixos, o fole
O cabra não era mole
E ainda fez o cantor
[ … ]
Com quinze anos completos
No fole já era bom
E aonde ele chegava
O Luiz mandava o som
Chega deitava o fole
Não fazia corpo mole
Fazendo forom-fom-fom
[ … ]
Serviu nas forças armadas
Dando contribuição
Ele foi o corneteiro
Cumpriu sua obrigação
Esse artista brasileiro
Foi valente e verdadeiro
Era assim o Gonzagão
[ … ]
Em sua literatura, além do cordel, há também poemas em homenagem ao Rei do Baião, e entre eles os poema “Filho de Januário”, “Gozagão Eterno Rei” e “Canta Luiz”. Entre elas “Filho de Januário” foi adaptada e gravada pelo cantor e compositor Antônio Paulino.
Como artesão Davi criou o Boneco Expositor de Cordel. Entre as diversas versões, uma de suas preferias é a do Gonzagão, que pode ser encontrada na Bodega Sertaneja, Av. Abdias de Carvalho nº 747 Loja 2.
Discípulo do mestre Givanildo, Davi já fez diversas xilogravuras retratando principalemte o nordestino, fez as capas de seus cordéis, como a do cordel do filho da Januário, e outras que mostram a alegria do cantor Luiz Gonzaga com sua sanfona.